O que é sistema operacional?
Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. O Windows é um sistema operacional com interface gráfica, ou seja, os ícones são atalhos para comandos (ao invés de você ter que digitar “desligar” para que o computador desligue você só precisa clicar no botão desligar na barra iniciar).
O que são periféricos?
Às vezes pessoas se referem ao monitor como computador, mas o computador na verdade fica dentro daquele gabinete que tem o botão físico de ligar. Os periféricos são ferramentas que enviam ou recebem mensagens para o computador. Por exemplo, o mouse envia a mensagem de que você o mexeu pra direita, o computador traduz isso e o sistema operacional calcula e movimenta o cursor do mouse na tela. O computador é mais rápido quando consegue fazer mais cálculos em menos tempo, porque todos os programas funcionam a base de comandos e cálculos.
Alguns atalhos práticos.
ALT+F4 – Finaliza a aplicação aberta. Se digitado na tela principal do Windows (desktop) da a opção de desligar o computador.
ALT+TAB – Alterna entre janelas abertas.
CTRL+F – É o atalho para buscar palavras dentro daquela janela.
CTRL+P – Imprimir.
CTRL+A – Seleciona todos os arquivos dentro de uma pasta.
CTRL+C – Copia texto ou imagem.
CTRL+V – Cola o que foi copiado ou recortado.
CTRL+X – Recorta.
WIN(botão Windows)+TAB – Visão 3D de janelas abertas.
WIN+E – Atalho que abre a pasta “meu computador”.
WIN+D – Minimiza todas as janelas.
O que fazer quando o computador travar?
Aperte CTRL+ALT+DEL e selecione o gerenciador de tarefas, nele você pode fechar imediatamente o processo do programa que está travando o computador.
Se você quer ter mais tranquilidade enquanto navega, siga esses quatro passos e torne a experiência de navegar na internet mais segura para sua família:
1- Tenha um bom antivírus instalado.
Os antivírus são como os anticorpos no nosso organismo e as atualizações são como vacinas. O antivírus deve ser atualizado constantemente para que possa se defender dos novos vírus que surgem todos os dias. Existem opções excelentes e gratuitas como: Avira, AVG e Avast. Se quiser, também é possível investir e comprar um antivírus mais avançado, como o bem conceituado Kaspersky.
2- Utilize um firewall.
O firewall funciona como um porteiro entre seu computador e a internet, ele bloqueia a entrada de arquivos maliciosos ou não solicitados. Um firewall gratuito e muito recomendado é o Comodo e o famoso entre os pagos é o ZoneAlarm.
3- Utilize um antispyware.
Já o antispyware é um software que impede a coleta informações sobre você, bloqueia a exibição de anúncios ou mesmo alteração nas configurações de seu computador. Ele vai parar a instalação daquelas barras de ferramentas no navegador não solicitadas, bloquear a exibição de pop-ups e a atualização não autorizada de favoritos. O Ad-aware é uma ótima opção.
4- Todo cuidado com dados pessoais, senhas, sites e e-mails.
Você pode ter muitas ferramentas de proteção em seu computador e mesmo assim abrir passagens para pessoas de más intenções coletarem suas informações e senhas. Acima de tudo, você deve ter cuidado com o que faz no computador.
Dicas essenciais:
Não faça downloads desnecessários, muito cuidado com arquivos que tenham a extensão .exe.
Não envie senhas através da internet e tenha senhas diferentes para sites importantes e outros sites que não precisem de tanta segurança.
Não clique em anúncios enganosos que prometem dinheiro ou perda de peso por exemplo, entre outras coisas.
Se você quer cuidar de possíveis ameaças aos seus filhos, bloquear sites, impedir acessos a internet em determinado horário, existem ótimas ferramentas de filtros e gestão da internet que são simples de usar e baratos
Nenhum comentário:
Postar um comentário