sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CPU

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO – CPU


É um circuito integrado.

A Unidade Central de Processamento ou CPU contém os seguintes componentes:



- a unidade de controle;



- a unidade aritmética e lógica;


- a memória interna ou principal do computador.



A CPU é o “cérebro”, ou o centro nervoso do computador, porque controla gerencialmente todas as suas operações, através da unidade de aritmética e lógica, e armazena os dados e instruções na memória interna.

A Unidade de Controle gerencia todas as operações executadas pelo computador, sob a direção de um programa armazenado.

Primeiro ele determina que a instrução seja executada pelo computador, depois procura essa instrução na memória interna e a interpreta. A instrução é, então, executada por outras unidades do computador, sob sua direção.

A Unidade de Aritmética e Lógica, também chamada de Unidade Lógica e Aritmética (ULA) ou (ALU), do inglês Aritmetic and Logic Unit, executa as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operações lógicas são, de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de decisão.

Essa habilidade para testar (comparar) dois números e ramificar para os diversos caminhos alternativos possíveis, dependendo do resultado da comparação, dá ao computador muita força e maleabilidade e é uma das razões principais para que se faça uso dos computadores em diversos setores empresariais e pessoais.

A Memória Interna ou Principal é um dispositivo para armazenar dados e instruções. Ela é usada para desempenhar as seguintes funções:

Armazenar o conjunto de instruções a ser executado, ou seja, o programa em si;
Armazenar os dados de entrada até que sejam solicitados para o processamento;
Armazenar dados intermediários de processamento e servir como área de trabalho;
Armazenar os dados de saída que são o resultado do processamento dos dados de entrada;
A memória não está, física ou fixamente, dividida nestas quatro áreas de utilização. Isto pode variar de acordo com o trabalho executado e depende muito das características de cada um.

Em uma determinada tarefa, pode-se necessitar de um conjunto grande de instruções e trabalhar-se com poucos dados de entrada/saída. Outro pode, ao contrário, exigir poucas instruções e um conjunto grande de entradas e saídas de dados.

Conhecimentos Básicos de Computação e Microinformática


Não há atividade hoje praticada que não considere a informática como ferramenta de auxílio e eletiva de trabalho, sendo instrumento da evolução nos métodos de sua execução das tarefas diárias das empresas e pessoas comuns. É um assunto obrigatório quando se fala em modernização e eficiência.

O mundo globalizado e a necessidade das pessoas e empresas terem resultados mais ágeis, precisos e seguros, tornam a informática um alicerce para bom desenvolvimento dos negócios pessoais e empresarias, bem como contribui para evolução do mundo.

Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e através do que vamos executá-los para chegar ao objeto da idéia.

Em um computador podemos distinguir dois elementos básicos de interação homem-máquina:

HARDWARE – Que consiste na parte física do computador, é a parte palpável, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os periféricos de entrada e saída, ou seja, o hardware é tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda máquina, não possui inteligência e não funciona sozinha, necessita de um comando de lógica para entrar em operação, é necessária assim a intervenção humana para fazê-lo funcionar.
SOFTWARE – Consiste em cada conjunto de instruções necessárias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que irão funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las.
Resumindo:

Hardware = é o equipamento.
Software = é o programa.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

Aprendemos que o hardware é cada elemento físico que constitui o equipamento. Genericamente falando, o computador é formado por um conjunto de equipamentos que são caracterizados de acordo com sua função no sistema de arquitetura de um computador. Por tanto, existem vários tipos de componentes que formam juntos o universo do hardware de um computador.

A figura a seguir demonstra um exemplo simples de um computador e seus equipamentos:




1 – Gabinete – contendo:

Placa mãe (unidade de controle)
Placa de vídeo
Memórias (unidades de aritmética e lógica)
Disco Rígido ou HD
2 – Monitor

3 – Unidade de disco flexível

4 – Teclado

5 – Mouse

6 – Impressora

Esses equipamentos são agrupados em duas partes distintas: uma, a Unidade Central de Processamento (CPU) ou Unidade de Sistema, onde realmente ocorre o processamento de dados; e a outra, os Periféricos, que são os equipamentos eletrônicos ou eletromecânicos necessários à entrada e/ou saída de dados.

Esses agrupamentos formam e definem a divisão primária de um computador, por isso são considerados componentes básicos.

A relação entre os dois componentes básicos do computador resulta no esquema abaixo conhecido como “ARQUITETURA DE VON NEUMANN”, este nome foi dado em homenagem a seu inventor, que definiu a arquitetura do computador como sendo ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAÍDA:

ENTRADA  PROCESSAMENTO   SAÍDA

Termos associados a Informática e Internet


Atualmente recebemos uma avalanche de novas palavras e quando o assunto é internet, computador… aí que a quantidade de palavras e termos se multiplicam.

E para quem está começando muitas “sopinhas de letras” podem ser estranhas, mas hoje vamos esclarecer algumas delas.

Este artigo vamos dividi-lo em partes e este será o nosso primeiro, acompanhe!

browsers: navegadores

arroba: representdo pelo símbolo @ usados em correios eletronicos

URL: endereço na internet

link: conexão, na Web, são palavras-chave destacadas em um texto, que, quando clicadas, nos levam para o assunto desejado, em outro arquivo ou servidor.
banda-larga:  internet de “alta velocidade” se comparada com a discada.

dial-up: internet discada

modem: vem da junção das palavras modulador e demodulador – aparelho eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica.

blog: contração do termo “Web log” site onde permite que você digite informações sobre determinado assunto (ex.: blogs sobre carros, blog sobre informática, blogs sobre dicas de beleza, etc)

back-up: cópia de segurança

e-mail: correio eletronico

outlook: programa de correio eletrônico

Windows: sistema operacional  da Microsoft

CD: compact disc – disco compacto

DDR: Double Data Rate -  tipo de memória duas vezes mais rápido que as memórias SDRAM.

DVD: Digital Versatile Disk, armazena muito mais dados que o CD-ROM, sendo atualmente usado para armazenar filmes.

FAQ: Frequently Asked Questions. As perguntas mais comuns sobre algum tema. Para ler antes de perguntar.

HTTP: Hyper Text Transfer Protocol. Foi desenvolvido originalmente para transferir páginas HTML, mas pode e é usado também para outros tipos de arquivo. As páginas WEB são acessadas usando-se este protocolo.

PC: Personal Computer. O primeiro PC foi lançado pela IBM em 81. Depois vieram os XTs, 286s, 386s até chegar nos dias de hoje.

MP3: MPEG Layer 3. Padrão de compactação de áudio que permite que as músicas fiquem com 1/10 do tamanho original sem uma degradação muito grande da qualidade. Graças à esta versatilidade, o MP3 tornou-se rapidamente o padrão de arquivo de áudio na Internet.

USB: USB é abreviação de “Universal Serial Bus”. Ele é simplesmente o barramento externo mais usado atualmente. O que torna o USB tão popular é a sua flexibilidade.